Como educar o cachorro? – Perguntas frequentes

Como devo educar o meu cachorro?

A educação do cachorro deve começar o mais cedo possível. No entanto, as técnicas usadas, vão variar um pouco conforme a idade do animal.

Quando o cachorro acaba de chegar a casa, deve escolher o local onde quer que ele durma e proporcionar-lhe todo o conforto nesse lugar. Algumas teorias defendem a criação de um parque infantil, que será uma área pequena vedada, onde o animal terá acesso à água, comida, um local de repouso, a sua área de brincar e um local para fazer as necessidades.

Devemos sempre ser rigorosos nas nossas ordens e o que for decidido deve ser comprido por todos os membros da família.

Devo castigar o meu cachorro quando faz asneiras?

Efetivamente, as teorias mais recentes vão no sentido de educar, ensinando pelo lado positivo e não castigando quando fazem asneiras.

Para que o castigo fosse eficaz, tinha que se repreender o animal no momento em que está a fazer a asneira e de todas as vezes que a faz. No entanto, como por vezes, quando nos apercebemos, a asneira já está feita, não conseguimos cumprir tudo o que é necessario para que animal entenda que fez mal. Por este motivo, é mais benéfico ensinar pelo lado positivo, mimando-o quando faz as coisas bem.

Deve-se ser consistente e é benéfico usar recompensas sempre que o animal tem atitudes consideradas corretas.

Se eu recompensar com biscoitos, o animal vai ficar sempre dependente dos biscoitos para cumprir as ordens?

Não. O biscoito é uma maneira de dizer ao animal que fez algo de bom, por exemplo, mandamos o animal sentar e ele cumpre a ordem. Das primeiras vezes, (quando a ordem está a ser ensinada) recompensamos, mas após a ordem estar bem aprendida não é necessário dar sempre biscoitos para o animal a continuar a cumprir.

Como ensinar o meu cão a urinar na rua?

Antes de mais, é necessário criar uma rotina ao animal. Deve-se tentar ao máximo, manter os horários das refeições, mesmo durante o fim de semana.

Para ser mais fácil ensiná-los, devemos levar o animal ao local onde queremos que faça as necessidades várias vezes ao dia. Os passeios devem ser curtos, mas frequentes. Por uma questão fisiológica, o animal tem tendência a defecar após comer, por isso, essa será a melhor altura para o levar ao local desejado para fazer as necessidades.

Durante os dias que tem mais disponibilidade tente passear o animal cerca de 5 minutos no local onde deseja que ele faça as necessidade e repita este procedimento de 2 em 2 horas. Se conseguir, durante a noite, o animal não deve passar mais do que 6 horas sem ir à rua.

Enquanto o animal está a urinar, deverá dizer palavras como “muito bem” e assim que ele terminar, recompensar com um biscoito, uma carícia, etc.

Como posso evitar que ele faça asneiras, como roer coisas, dentro de casa, no período em que eu não estou?

As asneiras que o animal faz em casa podem ser sinal que o animal fica ansioso quando o dono está ausente. Assim sendo, para minimizar este problema, deverá deixar à disposição brinquedos, que deverão ser trocados semanalmente. Uma boa opção, será escolher brinquedos que permitam a libertação prolongada dos biscoitos. Assim motivará o seu animal a brincar durante mais tempo.

Pode ainda usar snacks de roer, que irão enterter o animal.

Deverá também promover o exercício físico diário do seu animal, com rotinas de passeios mais prologados.

Pode brincar com outros cachorros, mesmo antes de completar o programa vacinal?

É benéfica a interação com outros animais, desde que estejam devidamente vacinados, desparasitados e que não sejam portadores de doenças infetocontagiosas.

Este período de interação deve ser cuidadosamente vigiado para evitar acidentes.

O contato com pessoas de chapéu, bigode, barba, óculos, a andar de mota e bicicleta, também deve ser promovido, para evitar fobias no futuro.

A partir de que idade pode usar a trela?

A trela pode ser usada logo desde cachorrinho, mesmo que ainda não saia de casa. É benéfico habitua-lo ao peitoral, à coleira e à trela, para que quando tiver que sair com ele, seja mais fácil ele acompanhá-lo sem puxar.

Que tipo de brinquedos devo dar-lhe?

Durante a fase dos dentes de leite, deve optar por brinquedos mais moles. Em animais mais ansiosos, deve usar brinquedos com libertação prolongada de biscoitos.

Nunca se deve usar as mãos para brincar, pois desta maneira o animal pode habituar-se a morder-nos nas mãos.

Idealmente, devemos ter um período de tempo diário em que brincamos com o animal, com os seus brinquedos e no final desse tempo, o dono deve ficar na posse dos brinquedos (o cão interpreta que quem fica com os brinquedos é quem manda).

Com estas dicas, esperamos que consigam passar ainda mais momentos agradáveis com o vosso animal!

Partilhe com os seus amigos!

Esta entrada foi publicada em FAQs com as tags , , , , , . ligação permanente.