Identificação eletrónica

O que é o microchip?

O microchip é um dispositivo eletrónico do tamanho de um grão de arroz, que visa a identificação do seu animal.

Além de ser obrigatório por lei em cães nascido a partir de 1 de Julho de 2008, é um elo de ligação entre o dono e o animal e uma mais valia em caso de perda.

Antes da existência do microchip, não existia forma de provar a posse de qualquer animal.

Como e quando é aplicado?

Aplica-se subcutaneamente através de uma seringa esterilizada e fica para toda a vida. Este ato apenas pode ser realizado por um Médico Veterinário.

O microchip pode ser aplicado em qualquer idade, contudo nos cães deverá ser antes da vacina da raiva. No gato pode ser em qualquer altura.

Mas lembre-se, quanto mais cedo o fizer, menor a probabilidade de ele se perder ou ser roubado sem possibilidade de identificação e retorno ao proprietário.

 Como se processa o registo?

Aquando da aplicação do microchip ao seu animal, certifique-se que tem o seu cartão de cidadão consigo: irá lhe ser pedido o número de  bilhete de  identidade e número de contribuinte. Outros dados necessários são também a morada, número de telemóvel e email.

Existem duas bases de dados nacionais: Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (SICAFE) e  Sistema de Identificação e Recuperação Animal (SIRA). Nas clínicas e hospitais veterinários privados, o SIRA é a base de dados  utilizada.

Normalmente esse registo é feito online no próprio dia da aplicação do microchip, mas por vezes a falta de documentação do proprietário pode atrasar esse processo e levar ao esquecimento por parte do mesmo.

Caso o seu animal seja identificado numa campanha da raiva, certifique-se que se dirige à sua junta de freguesia com o impresso fornecido pelo Médico Veterinário. Só desta forma é que será registado a nível nacional.

ATENÇÃO: um animal com microchip e sem registo na base de dados equivale a não ter microchip!

 Contactos do SIRA e SICAFE :

 SIRA: 213 257 812

geral@sira.com.pt

Entrada

 SICAFE:  213 239 736 ; 213 239 749

Quero verificar o registo do meu animal na base  de dados. O que fazer?

 Se ele estiver registado no SIRA, pode consultar o site http://www.sira.com.pt/ para verificar o registo do seu animal.

Clique em “Documentação” e de seguida “Verificar inscrição do animal”. Insira o número de microchip que deverá ter 15 dígitos e carregue em “Pesquisar”.

 Encontrei um animal abandonado. Como saber se tem microchip?

 A leitura do microchip apenas pode ser realizada com recurso a um leitor de microchip, que se pode encontrar em qualquer clínica ou hospital veterinário, canil ou GNR.

De seguida deve verificar a sua inscrição nas duas bases de dados. No SIRA pode verificar online como indicado na questão anterior e se possuir microchip, deve de seguida deslocar-se a uma clínica ou hospital veterinário para saber a quem pertence. Para verificar a inscrição no SICAFE deve contactar os números de telefone anteriormente fornecidos.

 Perdi o meu animal e não tenho a certeza se está registado. Como procedo?

Se o seu animal tem microchip, verifique o número e proceda como indicado na questão anterior. Deve ainda no site do SIRA  abrir um processo: clique em “Perdi o meu animal” e depois “Abrir processo”. Preencha o formulário requerido e submeta.

Para fazer o mesmo no SICAFE, deverá contactar a base de dados telefonicamente.

Vou dar o meu cão a outra pessoa. Como faço para alterar o registo?

No site do SIRA, clique em “Documentação” e de seguida “Minuta de cedência”. Descarregue o documento , imprima e preencha devidamente como indicado.  Por fim, dirija-se a uma clínica ou hospital veterinário com o documento e fotocópias do cartão de cidadão do antigo e atual proprietário.

O Médico Veterinário irá proceder à alteração do proprietário do animal.

 MUITO IMPORTANTE : SEMPRE QUE ALTERE A SUA MORADA E CONTACTOS TELEFÓNICOS  ACTUALIZE-OS NA BASE DE DADOS !

Partilhe com os seus amigos!

Esta entrada foi publicada em Cuidados Básicos. ligação permanente.