Os 5 perigos natalícios para o nosso animal de estimação

Está a chegar o Natal e nesta época a emoção anda no ar. Decoramos a casa, compramos os presentes, preparamos a ceia e vivemos ansiosos a reunião da família.

No entanto, com tanta azáfama, esquecemo-nos dos perigos que podem estar à espreita.

Conheça os 5 maiores perigos natalícios, para poder gozar esta época festiva da melhor maneira.

1º Enfeites natalícios

Os enfeites natalícios podem ser muito atrativos para o nosso animal de companhia. O seu brilho e a imagem reflexa que veem neles torna-os excelentes brinquedos novos.

Os enfeites à base de metal, ao serem mastigado e ao tentarem ser deglutidos podem engasgar o seu animal, obstruir o intestino ou até mesmo perfurá-lo.

Os enfeites à base de fitas podem ser ingeridos, causando obstruções parciais ou totais a nível intestinal.

2º Luzes e velas

As luzes do pinheirinho ou que enfeitam outras divisões da casa, também podem constituir um perigo, especialmente se o seu animal gostar de roer fios eletricos.

Os choques eletricos podem causar lacerações na lingua e até mesmo a morte.

Verifique se os fios não têm sinais de terem sido mordidos e tente prendê-los em locais inacessíveis ao seu animal.

As velas devem ser colocadas em locais que o animal não tenham acesso e devem estar bem fixas. Elas podem queimar os animais no corpo ou nas patas e se derrubadas podem até mesmo provocar pequenos incêndios.

3º Fitas dos presentes

As fitas dos presentes também podem constituir um perigo, especialmente se o animal as roer e ingerir ou quando são colocadas à volta do pescoço do animal, quando é este a prenda de Natal.

4º Comida Natalícia

Em épocas festivas, muitos donos dão também um “miminho” extra de comida caseira ao seu animal. No entanto, não se esqueça que a comida está demasiado temperada para ele…

Nozes da macadâmia, chocolates e uvas passas são tóxicas para os nossos amigos de 4 patas.

O chocolate (especialmente chocolate preto), pode provocar vómitos, diarreias, hiperatividade, arritmias cardíacas, tremores e convulsões.

As gorduras podem provocar pancreatites. Os ossos e espinhas podem provocar obstruções e lacerações no aparelho digestivo.

Amêndoas, pistachos e nozes que possam ser engolidade com a casca podem provocar obstruções na garganta e intestino ou problemas de estômago.

Nozes da macadâmia podem provocar convulsões e sinais neurológicos, de entre os quais, apatia, vómitos e perda do controlo muscular.

5º Plantas tóxicas

A rama de pinheiros naturais, quando ingerida pode produzir irritação oral, vómitos, letargia, tremores e fraqueza dos membros posteriores

O azevinho, quando ingerido pode provocar vómitos intensos, diarreia e depressão.

As flores “Estrela de Natal” (poinsétia) podem causar irritação da boca, estômago e por vezes vómitos.

 

Seja prudente e votos de um santo e feliz Natal !!!

Partilhe com os seus amigos!

Esta entrada foi publicada em Doenças. ligação permanente.